A importância do brincar

A intenção não é colocar textão por aqui, mas apenas trazer assuntos para reflexão. O quanto acreditamos que ajudando uma criança a crescer, ter maturidade, impondo tarefas infinitas, estamos tolhendo o brincar? Impomos limites para tudo e todos, com a certeza de que estamos fazendo o adequado e nosso melhor. Mas crianças precisam de tempo, espaço, disponibilidade emocional (nossa), brinquedos. O primeiro setênio que vai dos 0-7 anos, é uma fase importantíssima, onde a criança passa por muitas descobertas, tanto mentalmente, quanto fisicamente. Ela se ergue, aprende a andar e se movimentar, emitir sons e falar, conhece o gosto dos alimentos, e tudo isso é recheado de muito tempo em conjunto, um tempo de qualidade, de aconchego, acolhimento.

Aqui a minha intenção é trazer brinquedos lúdicos, que estimulem o imaginário infantil, que proporcionem momentos de interação, de qualidade. “Vai brincar” é uma frase clichê, sem dúvidas, mas quem sabe, a gente pudesse brincar junto, se dar ao luxo de tirar esse tempo do nosso dia a dia tão acelerado, para ter um tempo de maior qualidade com eles. Aposte em brinquedos educativos, alternativos, artesanais. Esse primeiro setênio passa voando, quando percebemos, estão adolescentes e fazemos bem menos parte desse universo da definição do EU.

Uma bola, um fantoche, uma boneca, contar uma história, caminhar ao redor do quarteirão, ir a uma pracinha, jogo de tabuleiro, fazer massinha caseira, desenhar, são tantas e tantas possibilidades não é mesmo?

Silhuetas de crianças brincando
Silhuetas de crianças brincando Fonte https://www.123rf.com/photo_45045362_stock-vector-silhouettes-of-children-playing-outside-in-the-grass-and-trees.html

 

http://www.sab.org.br/portal/pedagogiawaldorf/369-principios-pedagogia-waldorf

https://educador.brasilescola.uol.com.br/comportamento/a-importancia-brincar.htm 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s