A gralha azul

Mais uma das aves do meu entorno, também participa da minha coleção bichos da minha serra.  Ave grande, com +/- 40 cm de altura, ela é o símbolo do estado do Paraná, ela ama fazer ninhos nas copas mais altas das araucárias, ninhos grandes com 50cm de largura. De outubro até fim de março elas estão pelos ninhos. Conforme o pinhão amadurece, elas começam a estocar comida, enterrando sementes no chão e em troncos abandonados, muitas vezes elas esquecem onde e com isso uma nova árvore nasce.

Hoje em dia se vê com preocupação sua sobrevivência a longo prazo, as florestas de araucárias foram reduzidas a 4% do tamanho original de muitos anos atrás. E o que vai acontecer? Apesar delas não dependerem exclusivamente das araucárias, apenas ser seu ambiente predileto.

Com isso ela virou um fantoche desta coleção, para conversar com as crianças dos nossos entornos, para formar um senso crítico mais amadurecido quando essa geração estiver em posição de tomar decisões. Apenas com muita informação, conhecimento, poderemos mudar um pouco o rumo das tragédias anunciadas.

O link dela na loja virtual é este aqui https://ciadasmaos-gramado.com.br/teatro-de-bonecos/fantoche-de-brincar/fantoche-colecao-bichos-da-serra-gaucha/  e se você puder comprar um fantoche, conversar com uma criança, levar isso para uma sala de aula, será um pequeno passo, mas juntos formamos um caminho bacana.

Desta coleção participam o gambá, o ouriço, o macaco bugio, o quero quero, a gralha azul e também o papagaio charão!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s